Filho procura a Polícia após pai morrer na Santa Casa e ficar 37 horas sem curativo
AcadĂȘmico de medicina, ele acusa equipe mĂ©dica de negligĂȘncia
Filho de um paciente de 84 anos, que morreu na Santa Casa de Campo Grande nessa terça-feira (6), acusa o hospital de negligĂȘncia após o pai ter feito cirurgia no local. Entre as reclamações, ele afirma que o pai chegou a ficar 37 horas sem curativo.
O filho do idoso procurou a delegacia para registrar boletim de ocorrĂȘncia. Segundo ele, o pai deu entrada no hospital no dia 30 de novembro para fazer uma prostatectomia. Ele afirmou que não houve nenhum problema com a cirurgia.
No entanto, ele relata que no pós-cirúrgico, teriam começado a ocorrer negligĂȘncias por parte das equipes do hospital. Ele informou que é acadĂȘmico de medicina e observou que a equipe de enfermagem teria deixado de prestar atendimentos mínimos para seu pai, como aferição de sinais vitais, banho e troca de curativos.
Segundo ele, o pai chegou a ficar mais de 37 horas sem que fosse realizada troca do curativo, o que potencializaria uma infecção. O filho afirmou ter feito diversas reclamações no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e, só após isso, teriam enviado uma técnica de enfermagem para fazer a troca do curativo.
Ele ainda disse que seu pai estava com dor, falta de ar, taquicardia, hipotensão e baixa saturação desde que deixou o centro cirúrgico. No dia 2 de dezembro, o paciente foi enviado para o CTI (Centro de Terapia Intensiva), na ala amarela. Uma médica teria informado ao filho, durante visita no último domingo (4), que o pai teve piora, pois, durante a cirurgia, houve a perfuração do intestino do paciente.
A morte foi constatada por volta das 14h dessa terça-feira (6) e atestado como morte natural. O boletim de ocorrĂȘncia foi registrado como morte a esclarecer.
A reportagem entrou em contato com a comunicação da Santa Casa, via telefone e e-mail, questionando sobre o atendimento do paciente em específico. Em nota, foi informado que "toda a assistĂȘncia prestada, bem como evolução clínica do paciente O.R.M, constam em prontuĂĄrio médica, que encontra-se a disposição da família".
"Em relação a assistĂȘncia prestada ao paciente, a Santa Casa informa que os familiares do paciente receberam o acolhimento do nosso Serviço de Atendimento (SAC) juntamente com a Equipe Médica", finaliza a nota.
*(Matéria editada às 11h34 para acréscimo do posicionameto da Santa Casa)