Hoje, 8 de dezembro, é feriado municipal em Dourados, por conta da comemoração do Dia da Padroeira
Nossa Senhora Imaculada Conceição é Padroeira de Dourados desde os tempos da implantação da primeira capela na cidade, inaugurada no dia 8 de dezembro de 1925. Dourados, na época, pertencia ao Município de Ponta Porã, sendo desmembrado a partir de 1935, quando da emancipação politico-adrránistrativa.
A comissão da constru-ção da primeira Capela de Dourados foi constituída por: Januário Pereira Araújo, presidente; João Rosa Goes, tesoureiro; D. Sofia de Castro Batista, secretária; D. Genoveva Capilé, conselheira auxiliar; D. Balbina Pereira de Carvalho, conselheira auxiliar; e D. Antonia Capilé, 2ª secretária.
A campanha começou em 6 de junho de 1925 e no dia 8 de dezembro daquele mesmo ano foi inaugurada a Capela. A missa foi oficiada pelo padre José Giardelli, que pertencia à Paróquia de Ponta Porã.
Consta nos arquivos da Igreja Matriz, que a imagem de Nossa Senhora Imaculada da Conceição foi doada pelo major Afonso de Oliveira Mello naquele memorável ano de 1925. No entanto, antes de ser levada para.a Capela, a imagem ficou uns meses, na casa do major Manoel Pompeu Capilé, até que fosse inaugurada a Capela. Vale lembrar que a Paróquia foi inaugurada em 1935, após Dourados se desmembrar de Ponta Porã.
Em seu livro, intitulado “Dourados, Terra Prometi-da”, o saudoso escritor e jornalista Armando da Süva Carmelo diz o seguinte, nas palavras de Marcelino Pires, o fundador de Dourados: “ Amigos e companheiros. Sei que a terra douradense é uma das melhores que temos no Brasil para o seu aprovei-tamento e para o desenvol-vimento da região e, consequentemente enriquecimento de Mato Grosso e do Brasil. Eis a razão porque decidi doar as terras para a instalação, aqui, do futuroso Muni-cípio de Dourados, sob a proteção da Virgem Nossa Senhora da Conceição, que será sempre a nossa Padroeira”.