Disputa pela 1ª Secretaria da Assembleia de MS segue dentro do PSDB
Presidência da Casa deverá ter consenso com deputado do PP
Em recesso durante janeiro de 2023, a disputa pelos principais cargos da Mesa Diretora da Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) se afunila no segundo cargo mais importante, a primeira-secretaria. Maior bancada, o PSDB quer se manter nesta posição.
O atual primeiro-secretário, Zé Teixeira (PSDB), não pode disputar a reeleição. Presidente da Alems, Paulo Corrêa (PSDB), já vem articulando antes mesmo do recesso para ser eleito sucessor de Teixeira. "Estamos trabalhando nesse assunto, é uma conversa longa", disse Corrêa em dezembro.
Do outro lado, o deputado estadual Jamilson Name (PSDB) garante que vai disputar. "Eu sou candidato e não abro mão para o Paulo Corrêa. Defendo a renovação", garantiu ao Jornal Midiamax.
Name não contabilizou quantos votos pode ter. Até o momento, o presidente estadual do PSDB, o ex-governador Reinaldo Azambuja, ainda não interveio na disputa. Nem mesmo o atual chefe do Executivo, Eduardo Riedel (PSDB) participou.
Consenso pela Presidência da Assembleia
O deputado estadual Gerson Claro (PP) será o candidato a presidente da Alems. O diretório estadual formalizou seu nome, já que Claro concorria contra o decano Londres Machado.
Parlamentares como Coronel David (PL), Pedro Kemp (PT), Lucas de Lima (PDT), Renato Câmara (MDB) e Amarildo Cruz (PT) já declararam que apoiam Claro na disputa pelo mais alto cargo da Mesa Diretora.