Fiems e ABPO discutem estratégias para ampliar certificação da pecuária orgânica na cadeia industrial

Fiems e ABPO discutem estratégias para ampliar certificação da pecuária orgânica na cadeia industrial

O chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, recebeu nesta quinta-feira (19/01) diretores da Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO), para tratar de projetos de desenvolvimento dessa cadeia produtiva. O encontro no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, serviu para estreitar o relacionamento institucional entre as entidades e planejar parcerias futuras.

A entidade reúne cerca de 100 pecuaristas da região pantaneira que agregam à sua atividade os conceitos de qualidade, responsabilidade social, ecológica e desenvolvimento sustentável. Uma das propostas da ABPO é expandir o modelo de certificação para outros segmentos da cadeia produtiva, passando pela indústria e pelo comércio até chegar ao consumidor final.

Para Del Casale, a discussão vai ao encontro dos interesses da indústria frigorífica, que possui participação relevante na economia estadual, e também da Federação das Indústrias, em sintonia com as boas práticas de ESG (ambiental, social e governança).

“O próximo passo é juntar equipes técnicas para entender como avançar na certificação da carne orgânica que é produzida no Pantanal, para que chegue rastreada e certificada até as gôndolas dos supermercados e a mesa do consumidor. Isso vai ao encontro das discussões que pretendemos seguir esse ano, de prática sustentáveis para uma indústria que preserva e gera bem-estar para a comunidade”, afirmou Del Casale.

Participaram do encontro o presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta, o gerente executivo Sílvio Balduíno, o gerente de marketing Henrique Corrêa e a assessora do gabinete da presidência da Fiems, Cláudia Borges.