Politicando com Jota Menon de 21 de janeiro de 2023
HONRANDO COMPROMISSOS – Uma das coisas mais raras de se ver em política é o candidato vencedor honrar determinados compromissos de campanha, em especial aqueles que, com certeza, lhe renderam mais votos. Normalmente, quando assumem, já chegam com discurso pronto justificando o porquê de determinados programas serem suspensos de imediato.
EM MS, NÃO! – A realidade descrita acima não ocorreu em Mato Grosso do Sul, após a posse de Eduardo Riedel (PSDB/foto acima), eleito com apoio do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e apoiado em um arrojado programa de políticas sociais que beneficiaram mais 200 mil famílias em diversas áreas.
MOTOS 162 CC– Um dos três exemplos que apontaremos neste espaço refere-se ao perdão das dívidas atrasadas de licenciamento e IPVA de motos com até 162 cilindradas concedido pelo Governo do Estado em janeiro do ano passado. O governador Eduardo Riedel, assim que assumiu, afirmou que o perdão terá continuidade por mais 14 meses.
MAIS SOCIAL – O programa Mais Social do Governo do Estado, que atende mais de 150 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, não será paralisado e nem terá diminuição do valor repassado a cada uma das famílias beneficiadas. De acordo com a política do governo estadual, o programa é importante e deve ter continuidade porque promove a inclusão social e possibilita o acesso das famílias beneficiadas às demais ações de políticas públicas do governo de Mato Grosso do Sul.
TARIFA ZERO – Outro programa surpreendente que muitos apostavam que teria sido instituído apenas e tão somente com interesses políticos, o Energia Social – Conta de Luz Zero – também terá continuidade porque possibilita que famílias de baixa renda economizem em média até R$ 130 mensais. Em Mato Grosso do Sul, 152 mil famílias de baixa renda continuarão se beneficiando com o programa que paga a conta de energia de consumidores que utilizam até 220 kw/h por mês.
FACILITADOR – O quase ex-deputado estadual Eduardo Rocha (MDB) responde pela chefia da Casa Civil do Governo do Estado, onde atua para ser o elo entre a classe política e o governador do Estado, Eduardo Riedel. Titular da Secretaria de Governo na gestão de Reinaldo Azambuja, Rocha teve papel preponderante na interlocução entre o então governador e a classe política estadual.
INTERROMPEU CARREIRA – Depois de três mandatos como deputado estadual, tendo, inclusive, sido vice-presidente da Alems, Eduardo Rocha (foto à direita) interrompeu temporariamente a carreira político-eleitoral. Ele se licenciou da Assembleia Legislativa cedendo sua vaga ao deputado estadual reeleito Paulo Duarte (hoje no PDT) e se dedicou apenas ao trabalho de encaminhar demandas de colegas políticos do interior junto ao Governo do Estado.
MARIDO DE MINISTRA – Eduardo Rocha deixa de ter mandato eletivo, mas ganha importância redobrado no cenário político estadual. Além de responder pela secretaria que é a porta de entrada da Governadoria, é marido da agora ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Além de interlocutor junto ao Governo Estadual, certamente não lhe faltarão pedidos para intermediar agendas em Brasília.
MESES COLORIDOS – Desde algum tempo que os meses vêm ganhando cores relacionadas a uma ou outra doença. O problema é que são apenas 12 meses no ano e são dezenas de doenças que necessitam de esclarecimento público sobre a importância de diagnóstico precoce e de tratamento para se atingir a cura. Logo, caro leitor, não se assuste se de manhã ler “Janeiro Branco – mês dedicado ao tratamento de problemas psíquicos” (foto abaixo) e na tarde do mesmo dia ler “Janeiro Verde – mês dedicado ao tratamento do câncer de colo uterino” e assim por diante.
MESES COLORIDOS (1) – Como a iniciativa da sociedade é digna de aplausos e apoio, vamos elencar os 12 meses do ano com algumas das campanha que são feitas para combater a desinformação sobre formas de tratamento e possibilidades de cura.
– Janeiro Branco: Saúde Mental e Janeiro Verde: Câncer do Colo Uterino;
– Fevereiro Abóbora: Leucemia e Fevereiro Lilás: Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer;
– Março Azul: Câncer Colorretal;
– Abril Verde: Segurança no Trabalho e Abril Azul: Autismo;
– Maio Amarelo: Acidentes de Trânsito;
– Junho Vermelho: Doação de Sangue e Junho Amarelo: Anemia e Leucemia;
– Julho Verde: Hepatites Virais; Câncer Ósseo e Câncer de Garganta e Pescoço;
– Agosto Dourado: Aleitamento Materno;
– Setembro Amarelo: Saúde Mental; Setembro Roxo: Fibrose Cística; Setembro Verde: Doação de Órgãos e Setembro Vermelho: Doenças Cardiovasculares;
– Outubro Rosa: Câncer de Mama e Outubro Cinza: Artrite Reumatoide;
– Novembro Azul: Câncer de Próstata e Diabetes e Novembro Dourado: Câncer Infanto-Juvenil e;
– Dezembro Dourado: Câncer de Pele e Dezembro Vermelho: Aids.
EM CANA – A coisa ficou feia para os brasileiros que confundiram patriotismo com atos terroristas. Os autoproclamados “patriotas” não tiveram um mínimo de respeito com os bens patrimoniais, culturais e históricos do país, mostrando que a influência do discurso do ex-presidente causou verdadeira lavagem cerebral em todo esse pessoal que agora está curtindo um rápido período de férias no presídio da Papuda, no Distrito Federal.
XANDÃO – Assim como tiveram seus dias de glória o “Japonês da Federal” e depois o juiz Sérgio Moro, hoje senador da República, mas um tanto desacreditado no âmbito judicial, o ministro Alexandre de Moraes (foto acima), presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vive momentos de muita popularidade. Como todo herói ou anti-herói, o ministro do STF está – isso mesmo, está! – amado pelas cabeças que pensam pela esquerda e odiado pelos extremistas da direita. Resta saber até quando “Xandão” continuará no topo da escalada da fama!
ANIVERSÁRIOS – Nesta segunda-feira, 23, é aniversário da minha maninha caçula, Silmara Menon do Nascimento (foto à esquerda com o marido Horsley) que caminha célere rumo ao Clube da Melhor Idade. A ela, beijos carinhosos e desejo sincero de muita felicidade e realizações na data insigne. Já na terça-feira, 24, quem assopra velinhas é minha filha Fabiana Francisca (foto à direita com o marido e as filhas) que recebe beijos e afagos do pai, da mãe, das irmãs, do marido Carlos, das filhas Gabriela e Fernanda e, claro, dos muitos familiares e amigos que com ela convivem e a admiram e a amam. Parabéns, filha! Muitos e muitos anos de vida!
VIVA O PORQUINHO E O PORCÃO – Logo mais à noite teremos o Verdãozinho atropelará Goiás pelas semifinais da Copinha São Paulo, classificando-se para buscar o bicampeonato na quarta-feira, 25, aniversário da Capital Paulista. E amanhã, domingo, é dia de Festa do Chiqueiro porque é lá que vamos atropelar o Tricolor Paulista. Desde já, portanto, e em dose dupla e com direito a bis e replay, o meu Viva o Porco!