Bolsonaristas se mobilizam contra projeto que pune os antivacinas

Bolsonaristas se mobilizam contra projeto que pune os antivacinas

O alvo número 1 desse projeto seria o ex-presidente Jair Bolsonaro. A Controladoria-Geral da União (CGU) irá quebrar o sigilo do cartão de vacina do ex-presidente nos próximos dias, como informou Igor Gadelha em sua coluna.

Enquete feita pelo Senado registrava até ontem uma estrondosa goleada dos contrários ao projeto. Na pergunta “você apoia essa proposição?”, 92,5% das pessoas (130.723) responderam “não”. E apenas 7,5% (10.686) disseram “sim”.

A proposta é de 2020, do auge da pandemia, quando Bolsonaro debochou dos que se vacinavam e desacreditou os efeitos das vacinas.

Pelo texto, quem deixar de se submeter à vacinação obrigatória em situação de emergência de saúde pública ou quem divulgar notícias falsas sobre as vacinas do programa de imunização ou sobre sua eficácia e desestimular a vacinação pode pegar até oito anos de cadeia. No mínimo, dois anos.

“Faz-se urgente modificar o Código Penal para responsabilizar aqueles que deliberadamente deixarem de atender às campanhas de imunização previstas no calendário e também quem faz a propagação de notícias falsas sobre as vacinas do programa nacional de imunizações, que desestimulam a vacinação. Devem ser exemplarmente punidas, como crime contra a incolumidade pública” – afirmou

The post Bolsonaristas se mobilizam contra projeto que pune os antivacinas first appeared on Metrópoles.