Apesar de "feriadão", Bonito não está entre os destinos mais procurados no Carnaval

Seja para descansar ou para pular o Carnaval em Mato Grosso do Sul, todos vão aproveitar o "feriadão" de todo o fevereiro, e em alguns anos até em março. Muitos aproveitam os dias seguidos de folga para viajar e o destino tem relação com o perfil de cada folião.
A Decolar.com e a Booking.com divulgaram listas com os destinos mais procurados por brasileiros e "gringos", mas a principal atração turística de Mato Grosso do Sul não entrou em nenhuma delas.
“Não é surpresa nenhuma que Bonito não vigore em listas de Carnaval. É um destino de natureza que oferece atividades de soft adventure, para públicos diversos”, comenta o diretor-presidente da FundTur (Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, ao Jornal Midiamax.
Conforme a FundTur, o período que o município turístico mais recebe turistas são nas altas temporadas, nos meses de janeiro, julho e dezembro. Além disso, Bonito recebeu 280 mil visitações no ano passado.
“[Em] 2022 batemos recorde histórico de visitação. Os turistas internacionais estão retornando com a ampliação dos voos”, diz a secretária municipal de Turismo, Juliane Salvadori, à reportagem.
Escultura na praça central de Bonito (Foto: Graziela Rezende/Jornal Midiamax)
Sem tradição de Carnaval
Neste ano, a Prefeitura de Bonito não realizará o Carnaval de Rua e cerca de R$ 600 mil em verbas que iriam para o terão nova destinação: a construção de novas salas de aula nas escolas municipais.
Segundo o prefeito Josmail Rodrigues, o número de alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino aumentou e serão necessárias pelo menos mais seis salas de aula, além da ampliação dos Centros de Educação Infantil.
Historicamente, a cidade turística não tem forte tradição de Carnaval, como outros municípios do Estado. “Nos últimos ano, [Bonito] vem tomando essa decisão e de fato não é um destino que tenha tradição do Carnaval em si. É um destino de natureza, que aproveita muito bem esse feriado. Tanto é que está com taxa de ocupação de 90% este ano”, revela Wedling.
“É um destino para natureza, para atividades de aventura e tem se focado nisso. Corumbá não, é ao contrário, é o principal Carnaval do Centro-Oeste. Historicamente organizam um belíssimo Carnaval, também com uma ótima taxa de ocupação”, explica o diretor-presidente.
“Eu entendo que estão corretos em manter esse posicionamento, em ter um carnaval no meio da natureza, deixando para outras cidades do próprio Estado, como Corumbá e Campo Grande, que querem ofertar os desfiles de rua, os blocos de rua, essa opção para quem quer um pouco mais de diversão no Carnaval”, opina.
Carnaval na Esplanada Ferroviária, em Campo Grande (Arquivo/divulgação)
Turista procura sossego
Conforme Bruno, o perfil do turista de Bonito é o mesmo o ano todo. “[…] famílias, casais, pessoas que querem atividades de natureza, que querem estar próximos às águas, que querem mais descanso, sossego, ou seja, aquela que não está buscando o agito do Carnaval e quer estar em contato com a cidade como Bonito”, descreve.
A região de Bonito recebe os amantes do ecoturismo, já que entre as atividades oferecidas estão a flutuação em águas cristalinas, exploração de cavernas e dolinas cheias de pássaros. Além da prática de esportes de aventura e banhos em cachoeira.
Bonito encanta pelas belezas naturais (Foto: Divulgação/Governo de MS)
Rio de Janeiro é o destino mais procurado
A Decolar apontou crescimento de 120% nas buscas de turistas estrangeiros pelo Carnaval no Brasil, com Rio de Janeiro e liderando o ranking de destinos mais procurados.
“É o período que mais atrai viajantes de outros países para o Brasil. Neste ano, já registramos um aumento de 120% na procura de passagens aéreas para o Carnaval, em relação a 2020”, diz Daniela Araújo, diretora de Produtos Aéreos da Decolar.
A cidade do Rio de Janeiro lidera o ranking das cidades brasileiras mais buscadas por viajantes internacionais, seguida por São Paulo na 2ª posição. Na rota de viagens, seis destinos estão na região nordeste: Salvador (3ª), Recife (4ª), Fortaleza (5ª), Maceió (6ª), Porto Seguro (7ª) e Natal (9ª). Já na região Sul, os destinos mais buscados foram Florianópolis (8ª) e Porto Alegre (10ª).
O estudo usou como base as buscas de passagens aéreas internacionais para embarque ao Brasil no período do Carnaval, no site e no aplicativo da Decolar.
Blocos e desfiles levam milhões ao RJ
Já o levantamento da Booking confirmou o tradicional carnaval do RJ, com os blocos de rua e desfiles de escola de samba, como opção que atraem turistas de todo o mundo. A folia na Cidade Maravilhosa vem seguida pelas alegorias e adereços do carnaval paulista, que vem conquistando cada vez mais espaço nos últimos anos.
Em terceiro lugar, Florianópolis atrai os visitantes para o Sul. No Nordeste do país, Salvador, de cima do trio elétrico, traz toda agitação do axé baiano, ficou em quarto lugar. Seguido da capital mineira, Belo Horizonte, que tem a expectativa de atrair mais de 5 milhões de foliões este ano.
“Dificilmente Bonito, Pantanal ou outro destino de natureza vai vigorar nessas listas de carnaval. O objetivo das listas, de movimentação do fluxo de carnaval nas cidades é claramente as festividades. Por isso, estrangeiros que vem nessa época do ano, a grande maioria quer buscar a festividade do carnaval”, diz Wendling ao Jornal Midiamax.