PMNAS

CNN Sinais Vitais destaca os desafios da obesidade para a medicina

Por Midia NAS em 30/03/2023 às 08:56:24

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sobrepeso e a obesidade são definidos como acúmulo anormal ou excessivo de gordura que pode prejudicar a saúde.

Especialistas apontam que a simples associação entre obesidade e doença não é uma equação simples e não contribui efetivamente para se combater um problema que é de saúde pública.

O aumento de peso está relacionado a causas multifatoriais que vão além das opções alimentares, incluindo o contexto social, preços dos alimentos e questões genéticas.

“Ela se caracteriza quando um indivíduo tem um acúmulo de gordura acima do adequado para sua faixa etária e altura. Muitas vezes, a gordura se localiza na região abdominal”, afirma a doutora em endocrinologia do Hospital Sírio-Libanês Cláudia Cozer Kalil, do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica (veja a entrevista no vídeo acima).

Segundo a especialista, os hábitos de alimentação de uma família podem ter um impacto de até 80% no aumento da população de obesos. “Esse número é maior do que a genética, porque antigamente comia-se mais alimentos in natura, enquanto hoje nossa alimentação é feita de comida processada, industrializada, rica em gorduras, açúcares e carboidratos. Além disso, as pessoas se movimentam muito menos a pé”, diz.

A nutricionista funcional Thaís Cardeal, que também participa do episódio, acrescenta que alimentação saudável não é só comer salada e grelhados. “É um contexto geral do dia a dia. De manhã, consumir alimentos com proteína, carboidratos, gorduras boas. No almoço, verduras, arroz, feijão e carne. Comer um dia uma pizza não torna a sua dieta pobre em nutrientes”, diz.

Impacto psicológico e cirurgia bariátrica

Para Alexandre de Azevedo, psiquiatra do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), a obesidade pode ser considerada uma questão clínica e também psíquica. “A pandemia repercutiu emocionalmente e comprometeu o controle alimentar”, afirma.

O programa também irá abordar o aumento de peso dos brasileiros durante a pandemia. Segundo o Instituto Ipsos, 52% dos brasileiros engordaram no período. Em média, foram 6,5 kg por pessoa.

Com exclusividade, a equipe da CNN acompanhou uma das mais avançadas cirurgias bariátricas do mundo, em que um robô substitui as mãos do cirurgião com precisão. O Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias bariátricas, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Desde 2013, a cirurgia é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS). No episódio, o coordenador de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital das Clínicas, Marco Aurélio Santo, explica quais são os tipos mais utilizados de cirurgia bariátrica.

Este conteúdo foi originalmente publicado em CNN Sinais Vitais destaca os desafios da obesidade para a medicina no site CNN Brasil.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2