Uma criança doou sangue para seu irmão que sofria de leucemia. O médico sentou-se na cama ao seu lado para dizer que tudo havia corrido muito bem e acrescentou: “Pronto! Tudo já foi feito”. A criança então perguntou: “Doutor, que hora então eu vou morrer?” (Assim ela pensava que aconteceria por doar seu sangue para salvar a vida de seu irmão).
Outro caso: Um professor punia um de seus alunos por chegar todos os dias atrasado à sua aula. Ele era quieto e recebia a punção sem dizer uma palavra. Um dia, indo para a escola por outro caminho, o professor viu aquele seu aluno, pouco antes do início das aulas, empurrando com muita dificuldade, seu irmão mais velho numa cadeira de rodas, por ruas esburacadas. Foi então que o professor entendeu o motivo dos atrasos daquele seu aluno.
Mais tarde, ao recebê-lo atrasado para a aula, o professor, sem dizer nada diante do menino, se abaixou e o abraçou apertado, com os olhos lacrimejados.
A razão de trazer aqui esses dois casos é na tentativa de sensibilizá-lo para sentir em seu corpo a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e alegria.
Deus, na sua infinita sabedoria, criou corpos humanos perfeitos, capazes de alcançar a plenitude da felicidade se este estiver alicerçado nos bons princípios morais e espirituais. O indivíduo que executa ações simples como empatia, amor e ajuda ao próximo, por exemplo, provoca a liberação de um grupo de hormônios em seu corpo, responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade.
Entre esses hormônios a ciência comprova a existência do “Quarteto da felicidade”, que é formado pelos hormônios Endorfina, Dopamina, Serotonina e Ocitocina, que são neurotransmissores que atuam como mensageiros químicos, transportando, estimulando e equilibrando os sinais entre neurônios, células nervosas e outras células do corpo humano.
Além de sensações, eles podem afetar uma ampla variedade de funções físicas, incluindo frequência cardíaca, sono e apetite. Cada um deles tem as suas características e particularidades, agindo de maneira diferente no corpo e trazendo diversas reações no organismo.
ENDORFINA inibe a irritação, o estresse, a ansiedade e a depressão. Fortalece a imunidade contribuindo para a sensação de satisfação e felicidade. É também um analgésico natural do corpo.
A prática de exercícios físicos, meditação, dar boas gargalhadas e ouvir músicas são formas de liberação da endorfina.
DOPAMINA quando é liberada provoca a sensação de prazer e aumenta a motivação. Além disso, está envolvida nas emoções, nos processos cognitivos, no controle dos movimentos, na função cardíaca, no aprendizado, na capacidade de atenção e nos movimentos intestinais. Seus níveis podem ser aumentados através do consumo de alimentos ricos em tirosina como ovos, peixe, carnes e feijão.
SEROTONINA é uma mensageira do organismo que ativa regiões do cérebro ligadas ao bem-estar. Ela é como um termômetro, regulando certas ações do nosso organismo, como o humor, sono, temperatura corporal, sensibilidade e funções cognitivas. Para manter seus níveis de equilíbrio, procure comer alimentos ricos em triptofano (chocolate preto, castanha do Pará, cereais integrais, tomate, abacaxi, banana, leite e derivados e carnes magras).
OCITOCINA é conhecida como o hormônio do amor. Possui diversas funções e muito mais complexas do que se pode imaginar. Está também ligada ao vínculo entre mãe e filho e ao vínculo entre casais. A ocitocina, juntamente a outros neurotransmissores, diminui as respostas de ansiedade e estresse nas interações sociais, possui efeitos benéficos em pessoas com esquizofrenia e autismo e garante uma melhor satisfação de homens e mulheres. Também está relacionada com o desenvolvimento de confiança, generosidade e empatia.
Sabe aquela sensação gostosa de quando pratica um ato de bondade, de caridade, de ajuda ao próximo? É a ocitocina em ação em nosso organismo. Nos faz sentir bem e também quem recebe a ação e até quem assiste a boa ação sendo praticada.
Então, para alcançarmos a felicidade plena, temos que alicerçar nossos atos e ações nos ensinamentos de Jesus Cristo, além dos cuidados físicos com exercícios e boa alimentação. Devemos também assistir nosso próximo, para que as descargas de hormônios da felicidade entrem em ação e dessa forma, corpo e espírito estejam sempre em comunhão com o Senhor.
O advogado Rafael da Silva Campos foi eleito em chapa única como o novo Presidente da 11ª Subseção da OAB de Jardim, tendo como vice a advogada Cíntia Fagundes.
O deputado Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, está intercedendo junto aos órgãos do Governo do Estado para garantir as estruturas e os serviços básicos necessários à população de Mato Grosso do Sul.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai apurar como o tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, um dos militares que a Polícia Federal (PF) acusa de ter participado do planejamento de um golpe de Estado, em 2022, conseguiu habilitar ao menos duas linhas de telefone celular apresentando cópias de documentos de pessoas com quem não tinha relação e que, segundo os investigadores, não sabiam da fraude.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai apurar como o tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, um dos militares que a Polícia Federal (PF) acusa de ter participado do planejamento de um golpe de Estado, em 2022, conseguiu habilitar ao menos duas linhas de telefone celular apresentando cópias de documentos de pessoas com quem não tinha relação e que, segundo os investigadores, não sabiam da fraude.