A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente em parceria com a Agraer realizou na última quarta-feira (05), a vacinação contra a Brucelose Bovina no assentamento Volta Redonda. Está ação é realizada nos assentamentos do município de Nova Alvorada do Sul e auxilia no controle sanitário do rebanho.
A brucelose é uma doença causada por bactérias do gênero Brucella, além de ser uma zoonose, ou seja, uma doença que pode acometer o animal e o homem, ela infecta o rebanho bovino trazendo prejuízos significantes, visto que as fêmeas doentes tendem a ter aborto no final da gestação, perda na produção de leite, além de que o leite proveniente destes animais contaminados são uma via de transmissão para o ser humano.
O trabalho realizado atendeu cerca de 40 famílias e a quantia de 116 bezerras vacinadas. Os produtores são responsáveis pela compra da vacina, já a prefeitura em parceria com a Agraer entra com a mão de obra e documentação, as fêmeas de 03 a 08 meses são obrigadas a serem vacinadas e após a vacinação recebem uma marca no lado esquerdo da face, que irá carregar para o resto da vida a fim de comprovar que foi imunizada contra a doença e o ano em que nasceu.
Este trabalho quando contratado no serviço particular possui um custo significante, pois os animais vacinados necessitam de um laudo de profissional Médico Veterinário que em seguida é registrado no órgão sanitário estadual competente, sem esta documentação o produtor não consegue vender nem trafegar com seu rebanho além de sofrer penas de multa pela não vacinação.
Fonte: Assecom - Rodrigo Rodrigues