O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) realizou nesta terça-feira (25) o segundo dia de fiscalização em escolas municipais de Mato Grosso do Sul. A ação analisa a estrutura física das unidades e tem encontrado diversas irregularidades.
Falta de acessibilidade, banheiros sem portas, parquinho desmontado e entulhado, cozinha sem condições de uso e até uma fossa aberta e com larvas foram encontrados nesses dois dias de fiscalização.
Ao todo, 13 auditores de controle externo, que fazem parte da divisão de Educação do TCE/MS, percorrem as 18 escolas municipais. As unidades foram escolhidas por setores e considerando dados do Censo 2020.
São analisadas escolas nas cidades de: Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Bandeirantes, Terenos, Selvíria, Itaporã, Ivinhema, Antônio Joao, Jaraguari, Aquidauana, Aparecida do Taboado e Gloria de Dourados, Naviraí, Bela Vista, Campo Grande, Anastácio e Cassilândia.
O Coordenador da Divisão de educação do TCE/MS, Marcos Camilo explica que durante três dias são feitos os levantamentos nas escolas e os documentos encaminhados para a central do TCE/MS em São Paulo.
Os relatórios estaduais serão divulgados na sexta-feira (28). "Tem algumas irregularidades, que já eram previstas, algumas unidades tem mais irregularidades, outras nem tanto. A ideia é ter uma visão geral do Estado", explica Camilo.