Corumbá (MS)- Uma empresa de mineração que atua na região de Corumbá, foi multada em R$ 100 mil reais pela Polícia Militar Ambiental (PMA) por causar poluição atmosférica. A denúncia foi feita por moradores que sofrem com o aumento da poeira provocada pelo tráfego de carretas que transportam o minério de ferro extraído pela empresa autuada.
Segundo a PMA, a fiscalização ocorreu na tarde desta sexta-feira (19), após uma denúncia sobre a falta de umedecimento da estrada que liga a rodovia BR-262 à rodovia MS-228, onde fica a mineradora. No local, a equipe constatou um intenso tráfego de carretas e a ausência de caminhão pipa há mais de três dias.
A poeira gerada pelo solo rico em minério de ferro reduz a visibilidade dos motoristas que transitam pela via e traz riscos à saúde humana e ao meio ambiente. A PMA informou que a empresa descumpriu uma condicionante específica da Renovação de Licença de Instalação e Operação (RLIO), que prevê o controle da emissão de material particulado. O nome da empresa não foi informado pela PMA.