Cristiano Zanin será empossado ministro no dia 3 de agosto, define STF

O advogado foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao cargo e herdará 530 processos de Lewandowski

Presidente do STF, Rosa Weber e o novo ministro, Cristiano Zanin | Foto: divulgação, STF

Presidente do STF, Rosa Weber e o novo ministro, Cristiano Zanin | Foto: divulgação, STF

O advogado Cristiano Zanin tomará posse como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 3 de agosto. A data foi definida após reunião com a presidente da corte, ministra Rosa Weber.

Por cerca de 40 minutos, Rosa Weber recebeu o advogado, aprovado nesta quarta-feira (21) pelo Senado Federal para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, em abril.

Depois do encontro, no intervalo da sessão Plenária, a presidente do STF e Zanin se reuniram com os demais ministros da Corte. O futuro ministro também conversou com a cúpula administrativa do tribunal para obter detalhes sobre o funcionamento de seu gabinete.

Novo ministro

O advogado Cristiano Zanin indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em maio. Conforme o g1, ele defendeu Lula em processos da Operação Lava Jato e durante a campanha eleitoral de 2022.

Aos 47 anos, considerando as atuais regras para aposentadoria na Corte, Zanin permanecerá ministro por 28 anos, até completar 75 anos.

O futuro ministro ficará com a 11ª cadeira do STF. Ele vai herdar 530 processos do gabinete de Lewandowski. A maioria trata de temas de Direito Administrativo e Direito Público, além de casos tributários.