Guarda Municipal de Dourados passará a usar dispositivo eletrônico de contenção

Equipamento conhecido como Taser 7 foi entregue nesta quinta-feira pelo prefeito

Agente testa equipamento (Foto: Reprodução/GMD)

Agente testa equipamento (Foto: Reprodução/GMD)

Com emenda parlamentar e também por meio de recursos próprios do município, a Guarda Municipal de Dourados, recebeu um lote de equipamentos que serão utilizados nas operações. Entre eles está Taser 7, que foi entregue pelo prefeito Alan Guedes (PP).

O dispositivo eletrônico de contenção causa a momentânea incapacitação neuromuscular. Segundo a prefeitura, ele será utilizado na proteção da vida e da integridade física, sendo um dispositivo que segue normas internacionais e nacionais para o uso progressivo e diferenciado da força.

Os profissionais receberam novos dispositivos eletrônicos de contenção, além de drones para auxiliar nos serviços realizados. A ação faz parte do projeto de modernização da instituição, idealizado pela direção da GMD e pela gestão. Parte do dinheiro é oriundo de uma emenda do ex-deputado federal Tio Trutis.

"Tem muito trabalho envolvido no cotidiano da Guarda Municipal. A instituição é séria e respeitada, resultado de um trabalho que vem sendo realizado a longo prazo. Quero parabenizar a diretoria que trabalhou muito para trazer um equipamento importado, o melhor hoje no mercado", elogiou Alan.

"Esse equipamento é o mais moderno da atualidade usado pelas principais polícias Norte Americanas e Europeias, e a Guarda Municipal de Dourados, é a única do Brasil a usar a Taser 7", explica a diretora geral da Guarda, Liliane Graziele Céspedes de Souza Nascimento.

A Instituição também recebeu drones, da Receita Federal do Brasil, que serão usados nas Fiscalização Ambiental, Fiscalização de Trânsito e nas ações preventivas da Guarda Municipal na Proteção do Patrimônio Público e apoio aos demais órgãos de Segurança.