Um homem de 32 anos foi detido, em flagrante, por perseguir e matar um tucano na cidade de Água Clara. O crime aconteceu na manhã dessa segunda-feira (03) no bairro Jardim Nova Água Clara, ao lado da Escola Luciano.
De acordo com as informações, a carcaça do tucano foi encontrado por moradores amarrado e pendurado no galho de uma árvore. Ao verificar a ocorrência, a policia constatou que a corda usada no crime era semelhante ao prumo, usado na construção civil.
Em frente ao local, um canteiro de obras foi alvo dos policiais que passaram a questionar os trabalhadores sobre os fatos, mas nenhum deles indicou qualquer pista sobre o ocorrido.
Mais tarde, uma denúncia anônima revelou para a investigação que um daqueles pedreiros teria encontrado o animal silvestre já sem vida e depois amarrado no galho da árvore.
O encarregado da construção prestou depoimento aos policiais e revelou que tinha trocado o cordão de um dos seus prumos e que era compatível com o cordão usado no crime de maus-tratos.
Ainda na sua fala, apontou que um dos pedreiros tinha histórico de violência contra animais doméstico, sendo constantemente visto jogando pedras em cachorros e gatos.
O suspeito foi detido e levado para a delegacia, onde prestou depoimento e confessou ter amarrado o tucano na árvore, porém, negou ter sido o responsável pela morte do bicho e que já o encontrou sem vida.
Diante dos fatos, ele vai responder pelo crime previsto no art. 29 da Lei 9605/98, que se refere a matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. A pena para este crime é de detenção de seis meses a um ano e multa.