O desafio de Ana Marcela será duplo. Recuperada de uma cirurgia no ombro esquerdo, a atleta assegura que está 100% fisicamente. "Não sinto nenhuma dor ou incômodo e tenho feito ótimos treinos nos últimos dias."
Ela também entrará na prova desta sexta-feira, a partir das 20h (horário de Brasília), na raia montada na Seaside Momochi Beach Park, em busca de um duplo "prêmio": a vaga olímpica para Paris, no ano que vem, e sua primeira medalha de ouro na prova dos 10 km em campeonatos mundiais.
"O 'plano A' é nadar para ganhar a prova, daí se vier a vitória nos 10 km num Mundial será também a medalha que falta na minha coleção", disse Ana Marcela, que já ganhou uma de prata e três de bronze nesta prova, que é a mesma realizada nos Jogos Olímpicos. Já para carimbar o passaporte rumo a Paris, Ana Marcela precisa ficar entre as três primeiras colocadas nesta sexta-feira.
A nadadora baiana ainda participará em Fukuoka de outros dois eventos, os 5 km, no dia 17, e o revezamento misto 4 x 1.500 m, no dia 19.
No masculino, o velocista Fernando Scheffer fará sua estreia dia 23, nas eliminatórias dos 200 m livre, mesma prova na qual conquistou a medalha de bronze na natação nos Jogos de Tóquio, em 2021.