Em evento na sede da CNI em SP, Mato Grosso do Sul se destaca como "a bola da vez" para investimentos

Mato Grosso do Sul é a bola da vez para receber investimentos privados no país.

Mato Grosso do Sul é a bola da vez para receber investimentos privados no país. A mensagem conjunta do presidente da Fiems, Sérgio Longen, e do governador do Estado, Eduardo Riedel, resume o espírito do MS Day, evento realizado nessa terça-feira (1º/08), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em São Paulo (SP).

Ao longo do dia, cerca de 400 empresários de diversos segmentos da economia visitaram estandes e conheceram as potencialidades de Mato Grosso do Sul como nova fronteira de desenvolvimento do país. O governador Eduardo Riedel manteve agendas com 25 grupos econômicos que já investem ou pretendem investir no Estado. Além disso, secretários estaduais e equipes técnicas do governo do Estado, do Sistema Fiems e da CNI puderam esclarecer dúvidas sobre as possibilidades de investimento. A programação foi encerrada com jantar para um seleto grupo de líderes empresariais com atuação nacional e internacional.

Longen, que também é vice-presidente da CNI, fez uma avaliação positiva do MS Day e enalteceu o alinhamento estratégico entre os setores públicos e privados em prol do desenvolvimento econômico e social do Estado.

“Temos uma particularidade, que é um governo empenhado no desenvolvimento da economia e do setor privado. Quando um governo proporciona essa condição, o desenvolvimento vem de forma diferenciada. Aqui em São Paulo, apresentamos essa aliança nova e moderna, que é a integração do poder público com o setor empresarial. Para nós, da Fiems e da CNI, esse é um marco importante e um modelo que merece ser replicado para outros estados. Estamos em franco desenvolvimento e vivemos o pleno emprego. Por todos estes motivos, Mato Grosso do Sul é a bola da vez”, declarou o presidente da Fiems.

Ao classificar a realização do MS Day como uma parceria de sucesso entre a Fiems e o governo do Estado, o chefe do executivo estadual pontuou que um dos objetivos do evento é estabelecer relação de confiança entre investidores, empresários e gestores públicos.

“Somos um Estado que tem harmonia institucional entre os poderes, entre o setor público e privado, e que anda em um caminho só, o da prosperidade, desenvolvimento e inclusão. Mato Grosso do Sul é um Estado simples, desburocratizado, que tem regras claras e transparência, onde a relação é olho no olho, com interesse no coletivo e não outro qualquer que não seja o desenvolvimento. Quem vier, vai encontrar esse ambiente de negócios saudável”, afirmou Riedel.

Esse alinhamento entre a iniciativa privada e o poder público foi uma das principais características observadas pelos empresários que passaram pelo MS Day. O CEO da Suzano, Walter Schalka, afirmou que o Estado chamou a atenção da companhia por conta da competitividade no segmento da celulose.

“Mato Grosso do Sul tem a possibilidade de se fazer investimentos com velocidade e qualidade, tem uma infraestrutura adequada, tem uma forma de relação com as empresas que é muito positiva e contributiva, sempre com qualidade e disponibilidade de terras e áreas, além de competitividade florestal e industrial, que nos levaram a fazer investimentos relevantes. Tenho de parabenizar o governo de Mato Grosso do Sul e a Fiems, porque é fundamental fazer um evento como esse para atrair novos investimentos ao Estado”, afirmou o executivo.

O CEO da Atvos, Bruno Serapião, também destacou atributos que tornam Mato Grosso do Sul diferenciado na atração de investimentos privados.

“Como Atvos, queremos investir mais num Estado que tem estabilidade de regras, mão de obra disponível e áreas institucionais que podemos ter longevidade, pois são investimentos de muito longo prazo. Temos usinas para ficar mais de 30 anos no Estado, por isso buscamos políticas de Estado. Estamos muito satisfeitos de estar em Mato Grosso do Sul e temos orgulho de trabalhar junto com a população em favor do desenvolvimento”, disse o CEO.

O evento também apresentou oportunidades de investimentos para empresas que ainda não conheciam as potencialidades de Mato Grosso do Sul. Na avaliação do diretor corporativo do Grupo Anin Papéis Especiais, Renato Tavares, o MS Day serviu para conhecer melhor um dos estados que mais recebe investimentos privados do país. "Realmente é um evento inovador e muito bem organizado, que traz informações importantes para as empresas sobre Mato Grosso do Sul", finalizou.