Reinaldo Azambuja exalta Zacarias Mourão em visita à estátua do poeta: "ícone da cultura sul-mato-grossense"

Reinaldo Azambuja exalta Zacarias Mourão em visita à estátua do poeta: "ícone da cultura sul-mato-grossense"

"A terra ficou molhada
Do pranto que derramei
Que saudade, pé de cedro
Do tempo em que eu te plantei?"

Pé de Cedro. A composição mais famosa do poeta Zacarias Mourão inspira há décadas artistas de todo o Brasil. Na cidade de Coxim, onde ele nasceu, uma praça leva seu nome, um mural lembra seu rosto e uma escultura em bronze retrata seu tamanho real.

Zacarias Mourão é um dos símbolos da cultura sul-mato-grossense, afirmou o governador Reinaldo Azambuja. Por isso, a estátua dele inaugurada em outubro deste ano foi um presente do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal para o povo de Coxim e de Mato Grosso do Sul.

A obra do artista visual Ique Woitschach tem 1,76 metro de altura – o mesmo tamanho do poeta em vida – e está de braços abertos para as pessoas poderem tirar fotos.

A festa de inauguração da estátua reuniu mais de cinco mil pessoas no último dia 30, com direito a shows dos cantores Almir Sater e Sérgio Reis.

Vinte dias depois do evento, Reinaldo Azambuja conheceu a escultura. "O Zacarias Mourão é um ícone da nossa cultura por causa do significado que ele tem para Mato Grosso do Sul. Levou o nome de Coxim para o Brasil. Foi um artista que alegrou com suas composições todo o nosso País", disse.

O governador aproveitou que estava ao lado do monumento para reafirmar seu engajamento com a cultura sul-mato-grossense. "Reitero nosso compromisso com o setor, com os festivais e os artista locais. Fizemos uma política inclusiva de cultura nos últimos anos. Apoiamos mesmo na pandemia porque entendemos o significado das atividades culturais e valorizamos nossa identidade. Fica aqui meu apreço, apoio, carinho e gratidão por todos que trabalharam para colocar Mato Grosso do Sul como um estado que transpira cultura", afirmou.