Espetáculo Mundo Pequeno no Festival de Bonito conta histórias de pessoas de pequenos povoados

Crianças de diversas escolas do município de Bonito puderam se divertir nesta sexta-feira (25), no Centro de Múltiplo Uso durante o Festival de Inverno de Bonito 2023.

No espetáculo, todas as histórias são de verdade, de pessoas que Genifer realmente encontrou. "A minha maneira de homenagear essas pessoas foi fazer o boneco em miniatura delas e contar um pouco da história delas. Passa muito pelos caminhos das pessoas enquanto delicadeza, enquanto respeito às suas histórias também. Atualmente eu tenho 15 personagens, que são 15 pessoas que eu levo no figurino e que a depender do público eu elejo qual história eu vou contar. As que eu fiz agora são histórias mais para o público infantil, tem histórias que são mais pesadas, para o público adulto, então isso dialoga bastante com o público. É meio que uma contação de histórias em que as pessoas também fazem parte. Eu quero fazer um mar, então eu convido as crianças a fazer um mar, isso compõe também o espetáculo, é um espetáculo para esse encontro, para essa troca, por isso cada vez que eu faço é um espetáculo diferente".

Para ela, participar do Festival de Inverno de Bonito está sendo uma oportunidade até mesmo de conhecer novas pessoas e ter novas histórias para contar em seu espetáculo. "Está sendo super gostoso, as crianças super participam, querem estar junto das histórias, eu acho isso tudo bonito. É sempre uma surpresa porque eu não sei qual vai ser o público, no sentido de faixa etária, porque eu entendo que cada faixa etária tem a sua percepção diferente do espetáculo e me alegra também que crianças e adultos possam estar neste mesmo lugar de acolhimento e de escuta, e da mesma maneira que aqui, por exemplo, não tinha história de Mato Grosso do Sul".

"Ontem, eu participei do Festival assistindo aos shows e um senhor veio do meu lado e me contou a história dele. Ele não sabia quem eu era. Depois, eu falei para ele que eu era contadora de histórias e pedi se eu podia contar a história dele. Tiramos uma foto juntos e isso tende a ser um boneco para seguir comigo no espetáculo. Está sendo muito bacana esse encontro com Bonito, dessa maneira de agregar também histórias", continuou.

A professora Luciana Rodrigues de Paula, da Escola Durvalina Dorneles Teixeira, acompanhou seus alunos para assistir ao espetáculo Brasil Pequeno. A escola recebeu o convite para participar das atrações do Festival e foram cedidos ônibus para o transporte. "Achei a atividade maravilhosa, os alunos estão gostando bastante. Ela contou a história do João, do Manoel, ela fez vários teatros sobre o mar, sobre a chuva… acredito que tudo é conhecimento, então dependendo de cada um o que ele prestou atenção, o aluno vai aprender. Como a questão da chuva, a questão de um ajudar o outro, o barco, ali, em que cada um fez uma estrada, cada um fez um mar, então acredito que se os alunos prestarem atenção e adquirirem para eles o conhecimento, eles vão ver que é muito importante ter a união do outro, ter a ajuda do próximo".