A Tar & Tar é especializada na produção de geleias e temperos para churrasco. Fundada em 2014, a empresa inovou e colocou no mercado produtos com a cara e gosto de Mato Grosso do Sul. Consolidada localmente, o objetivo agora é aumentar as exportações de outros produtos.
"Esse aqui foi o primeiro passo. Agora a gente sabe todos os passos, todo o processo, como funciona e a gente vai aprendendo. Por mais que cresça o volume, queremos manter a nossa produção artesanal, saber da fruta, sabor do insumo, isso que é o mais importante," explica Cavalcante.
O fortalecimento das vendas além da fronteira é resultado do interesse do produtor em melhorar seus negócios e de assistências que chegam para fomentar esse trabalho. Um dessas ações é o O Agro.BR, um programa da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Apex Brasil e Senar/MS e atua com foco na comercialização de produtos da agropecuária brasileira com potenciais compradores, além de fomentar a abertura de novos mercados no exterior.
"A primeira coisa é levar essa cultura de exportação para as pessoas pensarem em outros países como oportunidade, e a segunda coisa que eu identifico como gargalo é o desconhecimento. Muitas vezes, o produtor acha mais fácil vender para outro estado do que exportar para outro país. Então a gente vem e mostra que é possível, assim como tem um processo para vender para o mercado interno, ele vai ter um processo para aprender sobre o mercado externo", explica Nathalia Alves, consultora do Agro.BR em Mato Grosso do Sul.
Pensando na busca de novos mercados, o Agro.BR organizou uma comitiva de empresas atendidas pelo programa para participar da Expoalimentaria, uma das maiores feiras de alimentos da América Latina. O grupo é formado pela Tar & Tar, Zitrus-Superzen que produz mel; Doce conquista, que fabrica geleias a base de goiaba; Brazi na produção de doces; Fada Azul, que fabrica a flor fada azul desidratada de 9g e 45g; Vó Erminia, empresa especializada em farofas; e e Pirakua Pescados, que vende peixes. Durante o evento, os expositores tiveram reuniões com compradores internacionais, distribuidores, varejistas, grandes redes de supermercados da América do Sul e especialistas do setor.