PASMO – Sinceramente, ao longo de minha vida não fui um homem de posições extremadas à esquerda. Tenho por mim que meu conceito de vida e de política se aproxima mais do centro para esquerda, do que para a esquerda radical, mas sem me tornar um apaixonado e briguento. Entretanto, confesso que nos 61 anos, que completo neste dia 27 de outubro, jamais imaginei que veria uma campanha eleitoral com os políticos se apresentando orgulhosos como “defensores conservadorismo”.
CONSERVADORES – Pois é assim que um dos candidatos ao Governo do Estado, o Capitão Contar (PRTB/foto à direita), é apresentado pelo presidente Bolsonaro (PL), candidato a reeleição. Amparado numa fala do presidente durante o debate na Globo, às vésperas do primeiro turno, o capitão da Reserva Remunerada do Exército está muito bem posicionado na avaliação popular, o que faz admitir que nesse segundo turno pode vencer qualquer um dos dois candidatos.
CONSERVADOR, TAMBÉM – Também apoiador do presidente Bolsonaro, o ex-secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel (foto à esquerda com Tereza Cristina e Bolsonaro), candidato do PSDB, escapou da pecha de apoiador do conservadorismo radical, embora seja grande produtor rural em Maracaju e tenha o apoio escancarado da senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (PP), a cara de Bolsonaro. Trocando em miúdos, vença quem vencer, o próximo governador de Mato Grosso do Sul assume com nuances de conservadorismo exacerbado.
TRÊS DIAS – O grupo político comandado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB/foto à direita) tem o curto espaço de três dias e três noites – e as noites são muito importantes em campanhas eleitorais – para sacramentar o crescimento de Eduardo Riedel de tal sorte que ele atinja números que lhe garantam a escolha para suceder o atual governador.
TRÊS DIAS (1) – O grupo de apoio ao candidato tucano conta com um esquadrão de mais de 70 prefeitos e 500 vereadores atuando firmemente no convencimento de eleitores que ainda podem mudar a tendência de voto. Se todos trabalharem com afinco, não será surpresa se o candidato Eduardo Riedel vencer a eleição que hoje está muito equilibrada, de acordo com os institutos de pesquisas.
RAMEZ, O ÚNICO – Apesar de alguns colegas jornalistas insistirem em divulgar que nunca um governador fez seu sucessor em Mato Grosso do Sul, Ramez Tebet (MDB), já falecido, elegeu Marcelo Miranda (MDB/foto acima) como seu sucessor. Foi na eleição de 1986, quando Ramez Tebet cumpriu o último ano do mandato do também já falecido ex-governador Wilson Barbosa Martins (MDB). Wilson renunciou para concorrer ao Senado, elegendo-se à Câmara Alta, de onde saiu em 1994 para voltar ao comando de Mato Grosso do Sul pela segunda vez pela vontade do povo.
IMBRÓGLIO – O ministro das Comunicações, Fábio Farias (foto acima), genro do empresário e apresentador de televisão, Sílvio Santos, fez um estardalhaço sobre um suposto esquema montado pelas rádios do Nordeste para prejudicar o presidente Bolsonaro. De acordo com o ministro, as rádios do Nordeste teriam deixado de veicular mais de 150 mil inserções de propagandas eleitorais de 30 segundos desde o início da campanha de Bolsonaro.
IMBRÓGLIO (1) – Citada em depoimento à Polícia Federal (PF) na suposta “autodenúncia” sobre não veiculação de inserções de rádio da campanha de Jair Bolsonaro (PL), a rádio JM Online, de Uberaba (MG), está diretamente ligada ao bolsonarismo. A diretora da rádio, Lídia Prata (foto à esquerda de camisa verde), deixou clara a preferência política ao postar no Instagram fotos com a primeira-dama Michelle Bolsonaro. Ela, inclusive, usava adesivo do presidente colado no peito.
IMBRÓGLIO (2) – Apresentado por Fábio Farias como “uma bomba” que detonaria a candidatura de Lula na reta final da campanha, o escândalo não passou de “um peido de véia”, quando muito um traque. Hoje mesmo uma emissora de rádio confirmou que vinhetas do presidente não foram ao ar, não por boicote, mas, sim, porque o Partido Liberal (PL), pelo qual o presidente disputa a reeleição, simplesmente não encaminhou os spots com o material publicitário de campanha.
TÁ CHEGANDO A HORA – Muita gente cantando ou ao menos memorizando aquela musiquinha que fala “ai, ai, ai, ai está chegando a hora”. Pois, sim! O dia 30 de outubro está aí na nossa porta. Nesse dia o eleitor brasileiro escolherá entre dois projetos de governo para o país: o que se autodeclara defensor de pautas que se aproximam de extrema direita e o que já esteve no comando do país por oito anos e não fechou igrejas; não legalizou o aborto; não instituiu o comunismo como sistema de governo e toda vez que um ministro de seu governo era citado em um escândalo ele não movia um pauzinho, nem ameaçava a Polícia Federal, para facilitar a vida do denunciado.
TA CHEGANDO A HORA (1) – Infelizmente a eleição está polarizada entre direita radical e esquerda moderada e do resultado das urnas é que serão definidas as linhas gerais da administração pública nacional. Não quero me intrometer dando palpites ao eleitor. Quero apenas dizer que quando o cidadão não vai votar ou opta pelo voto branco ou nulo ele está deixando que terceiros desconhecidos decidam o seu destino.
TÁ CHEGANDO A HORA (2) – Não podemos deixar de admitir que, mais uma vez infelizmente, muitos eleitores acham que foram os dois piores candidatos que se classificaram para o segundo turno. A quem pensa assim, pedimos licença para sugerir que faça valer seu direito de escolha e, então, para não passar batido, “vote no menos ruim”.
AMANHÃ, MEU DIA – Nesta quinta-feira, 27 de outubro, completo meus 61 anos de vida bem vivida. Claro que nos últimos quatro anos com algumas atribulações a mais por causa do bendito câncer maligno que teima em por à prova a minha teimosia. Até o momento estamos em empate técnico, com uma leve vantagem numérica para o jornalista.
AMANHÃ, O DIA DE LULA – Neste dia 27 de outubro outro ilustre que celebra idade nova é o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que tenta voltar ao comando do país através do voto secreto e democrático. Lula tem um pouco mais de experiência que eu e, se não estiver enganado, ele completará 77 anos amanhã.
DA CUNHADA HELENA – Não posso deixar de registrar, também, o aniversário da minha cunha Helena Menon (foto acima com o marido), mulher, grande paixão e parceira do mano caçula Valdir Menon, o Alemão, maior jardineiro da Capital. Assim sendo, parabéns para todos nós, muitos anos de vida, muita saúde e sucesso sempre!
E DO CUNHADO EVARISTO – Morando atualmente em Goiânia, meu cunhado Evaristo Paulo (foto à direita), são-paulino de quatro costados, recebeu cumprimentos pela idade nova neste dia 26 de outubro. Ao Evaristo, que é mais que simplesmente um cunhado, é um amigo quase irmão, votos sinceros de felicidade na data e que os momentos felizes se repitam anos e anos seguidos. Parabéns!
VIVA O PORCO – Não sei se o Porco acabou campeão nesta quarta-feira ou se seremos campeões no próximo dia 2 de novembro em jogo contra o Fortaleza. Se foi campeão, foi meu outro presente de aniversário. Se não foi, o presente vem dia 2. Então, pra finalizar, nada melhor do que um grande Viva o Porco!