Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Destaque - Capa

Saúde de MS disponibiliza 1º medicamento destinado a tratamento de Covid-19


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) disponibilizará a cinco hospitais de Mato Grosso do Sul, o medicamento Baricitinibe 4mg comprimido, utilizado no tratamento de pacientes adultos com Covid-19 hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva. O medicamento foi uma doação enviada pelo Ministério da Saúde.
Segundo a Resolução publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (27), o Ministério da Saúde enviou à Secretaria de Estado de Saúde, 3.480 comprimidos, correspondendo a 249 tratamentos, até que as instituições hospitalares organizem seus processos aquisitivos e possam ofertar o medicamento na lógica usual da assistência hospitalar.
O Baricitinibe chega como mais uma opção para pacientes com Covid-19 que requer internação. É a primeira medicação para Covid-19 disponibilizada pelo SUS especificamente para tratamento da Covid-19 em pacientes adultos hospitalizados que ainda não estão na forma mais grave da doença e que podem se beneficiar do tratamento.
Considerando as decisões da Comissão Intergestores Bipartite, que tornou pública a decisão de incorporar, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, o Baricitinibe, os hospitais escolhidos para receber o medicamento foram: Hospital Regional de Mato Grosso do Sul e o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, ambos em Campo Grande; Hospital Regional Dr Jose de Simone Netto, de Ponta Porã; EBSERH Hospital Universitário Grande Dourados e Hospital Municipal de Naviraí.
A resolução faz as seguintes recomendações aos hospitais participantes: a solicitação dos hospitais que tem estoque estratégico não poderá ultrapassar o limite de estoque estratégico. A SES/MS poderá selecionar outros hospitais para manter estoque estratégico do medicamento baricitinibe 4mg baseando-se na ordem decrescente de maior frequência de produção do procedimento de Tratamento de Infecção pelo Coronavírus, caso algum dos hospitais participantes não deseje receber o tratamento. E ressalta que a SES/MS remanejará estoque entre hospitais caso seja necessário.
A resolução é assinada pelo secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto e pela presidente do Cosems, Maria Angélica Benetasso.
Veja quanto comprimidos cada hospital vai receber:
Baricitinibe
O baricitinibe 4mg é o primeiro medicamento para o tratamento da Covid-19 incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – já tem registro no Brasil com indicação para artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave. A liberação ocorreu pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde.
O medicamento é um inibidor seletivo e reversível das enzimas janus quinases (JAKs), em especial JAK 1 e 2, responsáveis pela comunicação das células envolvidas na hematopoese (processo de formação e desenvolvimento das células do sangue), na inflamação e na função imunológica (função de defesa do corpo).
Boletim Covid-19 Destaque - Capa Governo Do Estado Mato Grosso Do Sul Saúde Saúde Integral Saúde Pública Últimas Notícias Baricitinibe Coronavirus COVID COVID 19 Governo Do Estado De Mato Grosso Do Sul Governo MS Mato Grosso Do Sul MS

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!