Cidade no Pantanal de MS amanhece encoberta por fumaça vinda do Norte do país; veja vídeo
Meteorologista explica que os jatos de baixos níveis são os responsáveis por criar corredores aéreos que possibilitam a chegada da fumaça das queimadas no Norte ao Centro-Oeste.
Meteorologista explica que os jatos de baixos níveis são os responsáveis por criar corredores aéreos que possibilitam a chegada da fumaça das queimadas no Norte ao Centro-Oeste. Fumaça encobre Corumbá (MS)
Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, amanheceu com céu coberto por uma névoa espessa nesta quinta-feira (2). De acordo com meteorologistas, a fumaça se descolocou de estados ao Norte do Brasil e chegaram ao Centro-Oeste. Veja o vídeo acima.
Vídeo mostra como a cidade ficou ao longo da manhã. A fumaça encobriu boa parte da cidade. Os moradores acordaram assustados com o horizonte. Da parte alta da cidade, as pessoas não conseguiam enxergar o rio Paraguai, principal afluente da região.
Segundo meteorologista do Climatempo Guilherme Alves, a cortina de fumaça que chegou a Corumbá veio diretamente do Norte do Brasil.
"Nesta época do ano temos uma corrente muito intensificada do Norte do país. Muito característica nessa época do ano conhecido como jato de baixos níveis, um jato de ventos muito intensificados do norte do país, que consegue transportar essa fumaça suspensa", explica o especialista.
Corumbá encoberta por fumaça.
TV Morena/Reprodução
Os jatos de ventos são característicos desta época do ano. Segundo Guilherme Alves, esta quinta-feira, regiões de Rondônia, Acre e Mato Grosso amanheceram em chamas, o que facilitou a chegada da névoa de fumaça ao Pantanal sul-mato-grossense.
"Isso é característico dessa época do ano. Começamos o dia com queimadas na região Norte do país, como Rondônia, Acre e Mato Grosso. A fumaça e os jatos favorecem esta fumaça em Corumbá", completou.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: