A senadora Soraya Thronicke tomará posse, nesta terça-feira, como presidente do Podemos em Mato Grosso do Sul. A senadora assume com protesto do atual presidente, Sérgio Murilo, que critica a proximidade do partido com PSDB, e promete sair, levando parte dos vereadores.
Segundo a assessoria da senadora, o evento contará com a presença da presidente nacional do partido, Renata Abreu, e também do governador Eduardo Riedel (PSDB).
Soraya já anunciou que vai trabalhar em parceria com o PSDB em Mato Grosso do Sul, de olho na possibilidade de federação entre as duas siglas. Entretanto, a senadora tem optado por dialogar com o grupo mais próximo ao governador atual.
A senadora é responsável por uma ação contra o ex-governador, por denúncia de corrupção. Por conta disso, está cabendo ao secretário de Governo, Pedro Caravina, fazer este diálogo com o Podemos.
A proximidade, inclusive, já tem criado um clima nada agradável, já que cabe ao ex-governador as articulações. Recentemente, o trio de vereadores do Podemos na Capital se reuniu com Riedel e Caravina e um dos assuntos foi a permanência no partido. Após a reunião, decidiram que vão repensar a saída.
A reportagem apurou que, antes rival, o Podemos já passou a ser porta de saída de parte do PSDB no interior, no fogo amigo contra os escolhidos por uma parte da ala tucana.
Neste terça, a presença de Reinaldo responderá se as desavenças com a senadora foram superadas ou continuam, ainda que a senadora faça um aceno ao partido.
Foto: Reprodução/rede social