Pelo segundo dia consecutivo, Três Lagoas, na região leste, foi a mais cidade mais quente do Mato Grosso do Sul. No sábado (16) o município registrou temperatura de 40,9°C e também despontou em terceiro no ranking nacional de altas temperaturas.
Conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Cuiabá foi a cidade mais quente do país no sábado, com calor de 42°C, seguido de Porto Estrela com 41,2°C, ambas localizadas no Mato Grosso.
Além de Três Lagoas, outras três cidades de Mato Grosso do Sul aparecem entre as 10 mais quentes do país. Em 5º, Água Clara com 40,5°C, Corumbá em 7º com 40,1°C e Coxim em 8º com 40,1°C também.
Iniciada na quinta-feira (14), a 4ª onda de calor ao atingir Mato Grosso do Sul no segundo semestre de 2023, está prevista para terminar neste domingo (17). Segundo o Inmet, ela tem grau de severidade de perigo.
Esta onda de calor tem como característica a grande abrangência, já que atinge 15 estados do sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. Porém, é menos intensa que as anteriores a atingir Mato Grosso do Sul.