A Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos) prendeu um homem de 33 anos na terça-feira (23), em Campo Grande, por estar extorquindo e roubando comerciantes.
A investigação do caso pontuou que o sujeito foi denunciado por um comerciante, no qual acusou o autor de estar se passando por policial civil, inclusive, portava uma carteira funcional para "provar a autoridade".
Na terça-feira, ele foi até o estabelecimento da vítima e alegou que faria uma ação de fiscalização, passando a olhar todo o interior e os produtos comercializados. Em seguida, foi até o caixa do balcão e furtou uma quantia em dinheiro.
Toda a dinâmica foi gravada por câmeras de videomonitoramento, através das imagens foi possível identificar o autor, que foi encontrado momentos depois em sua casa, no bairro Aero Rancho. No local, foram apreendidas as roupas usadas no crime e a carteira funcional.
Durante a prisão, outros dois comerciantes procuraram a polícia e disseram terem sido vítimas do mesmo homem e no mesmo jeito. Em depoimento, o autor confessou que fingia ser policial para constranger e ameaçar comerciantes.
Ele exigia valores para que os estabelecimentos não fossem autuados e, quando as vítimas não pagavam o que pedia, fazia a retirava do dinheiro no caixa à força. Diane dos fatos, o homem foi preso em flagrante por roubo.
Ainda segundo a Polícia Civil, ele tem diversas passagens, inclusive uma datada de janeiro de 2012 quando, em Dourados, foi preso também por se passar por policial e exigir dinheiro de vítimas dizendo que estavam sendo investigadas por contrabando de cigarro.
Veja os vídeos da ação do falso policial em comércios de Campo Grande: