Uma nova onda de calor está prevista para atingir o Brasil, mesmo com o fim do verão. Segundo informações do Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão as mais impactadas pelo aumento das temperaturas. O ar quente e seco vindo do Chaco Paraguaio e norte da Argentina será o responsável por esse calor intenso.
Entre os dias 11 e 15 de março, as regiões Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo devem enfrentar temperaturas acima da média. Em algumas áreas, como o oeste da região Sul e o sudoeste de Mato Grosso do Sul, o aumento de temperatura pode ultrapassar os 5 °C, caracterizando assim a onda de calor. A recomendação é que a população se mantenha hidratada e evite exposição ao Sol durante o período mais quente do dia.
Durante os dias de calor intenso, é importante tomar medidas de precaução, como usar roupas leves, aplicar protetor solar com frequência e evitar exposição prolongada ao Sol entre 10h e 16h. Sinais de exaustão e insolação, como tontura e náuseas, devem ser observados pela população.
*Reportagem produzida com auxílio de IA