Bioparque Pantanal: maior aquário de água doce do mundo abre apenas para autistas nesta terça (2)

Ação é realizada em alusão ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo.

Bioparque Pantanal: maior aquário de água doce do mundo abre apenas para autistas nesta terça (2)
Ação é realizada em alusão ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo. Bioparque Pantanal.

Chico Ribeiro/Gov-MS

O Bioparque Pantanal, o maior aquário de água doce do mundo, vai ser aberto exclusivamente para autistas durante a tarde desta terça-feira (2). A ação inclusiva faz alusão ao Dia Internacional da Conscientização ao Autismo.

O aquário vai permanecer fechado para o público geral. O atendimento será exclusivo e inclusivo durante o lançamento de um programa institucional do governo estadual, o "MS Acessível".

No período da tarde, o Bioparque Pantanal abre às 13h30 e segue até as 17h30.

Autismo: como identificar

Segundo estudos, a estimativa é de que, aproximadamente, uma a cada 59 crianças tenha alguma característica de autismo

Getty Images

Se o Transtorno do Espectro Autista (TEA) for descoberto ainda na infância, o tratamento ajuda a criança a atingir elevados níveis de desenvolvimento e a interagir melhor com os outros, segundo especialistas.

A suspeita inicial do TEA é feita normalmente ainda nos primeiros meses de vida, durante as consultas para o acompanhamento do desenvolvimento infantil. Por ser essencialmente clínica, a identificação é realizada a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de métodos de monitoramento do desenvolvimento infantil.

O TEA não tem cura, mas o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de práticas para estimular a independência e a promoção de qualidade de vida e acessibilidade para essas crianças. Em entrevista ao g1, a psicóloga Roberta Castelo Branco explica os sinais precoces do autismo podem incluir:

Dificuldades na interação social: atrasos ou dificuldades na comunicação verbal e não verbal, como atraso na fala, falta de balbucio, dificuldade em iniciar ou manter uma conversa, uso repetitivo da linguagem e falta de contato visual;

Comportamentos repetitivos ou restritos: movimentos repetitivos do corpo (por exemplo, balançar as mãos), fixação em objetos ou padrões específicos, resistência a mudanças na rotina ou ambiente;

Hipersensibilidade sensorial ou insensibilidade a estímulos sensoriais: sensibilidade extrema a luzes, sons ou texturas, ou insensibilidade a dor ou temperaturas.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: