Aconteceu nesta terça-feira (22) uma oficina para capacitar profissionais de empresas privadas e órgãos públicos que irão reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti em Campo Grande. O curso foi ministrado pela Coordenadoria de Combate a Endemias Vetoriais (CCEV) da Sesau para cerca de 120 pessoas que trabalham na concessionária de energia que abastece Campo Grande, a Energisa.
A empresa, que está aderindo agora ao programa, terá trabalhadores capacitados para identificar, eliminar e prevenir focos do mosquito, que é transmissor da dengue, zika e chykungunia. Após a qualificação dos profissionais, eles serão autoridade dentro da entidade e ficarão responsáveis pelo combate ao Aedes no pátio da empresa.
“São cerca de 800 pessoas trabalhando somente neste local, então estes novos colaboradores irão dar o apoio necessário à coordenadoria, que hoje tem que visitar o local a cada 15 dias, o que afeta significativamente as visitas em outros locais”, explica o coordenador do projeto, Marcos de Oliveira.
Ele ainda explica que o objetivo é que todos os leituristas sejam capacitados em um segundo momento, uma vez que, assim, eles também darão apoio no combate nas residências da população da Capital. “Ao identificarem caixas d"água sem tampa, recipientes que acumulem água e outros possíveis criadouros, eles irão acionar o CCEV e iremos verificar a denúncia”, completa.
Programa Colaborador Voluntário
Mais de 370 instituições já aderiram ao Programa Integrado Intersetorial de Colaboradores Voluntários, o que resulta em mais de duas mil pessoas capacitadas em entidades estaduais, municipais, federais e particulares.
Dentre os principais parceiros do programa, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) é uma das organizações mais presentes do serviço, uma vez que o combate mecânico ao mosquito, que é quando se extermina possíveis criadouros, é feito pelos servidores capacitados que estão nas escolas da rede municipal de educação.
Na última semana, foi realizada a 1ª oficina do serviço de ações intersetoriais, onde profissionais de diversas instiruições assistiram a uma palestra do infectologista Rivando Venâncio, considerado referência no combate a arboviroses – doenças transmitidas por mosquitos. Na ocasião, os colaboradores voluntários que já fazem parte do programa receberam uma atualização das ferramentas de manejo e combate ao Aedes aegypti.