O presidente Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira, em cerimônia fechada, a Lei que prevê regras para o manejo sustentável, plantio, extração, consumo e comercialização do pequi e de outros frutos do cerrado.
Pelas redes sociais, o Lula disse que a lei também "proíbe a derrubada predatória e estimula a plantação de mudas típicas".
O presidente afirmou ainda que "não é um projeto bom apenas para quem gosta de comer pequi e preservar o meio ambiente, mas principalmente para quem tem esses frutos como uma fonte de renda e modo de vida".
Em 2021, segundo o IBGE, foram 74 mil toneladas de pequi extraídos, principalmente, em Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
A lei incentiva ainda a identificação de comunidades tradicionais que vivem da coleta desses frutos do cerrado, incentivando o comércio e desenvolvendo selos de qualidade e procedência.
A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também participou da cerimônia e ressaltou que a lei ajuda a proteção de todo o bioma do cerrado.
Meio Ambiente Lei proíbe a derrubada predatória e estimula plantão de mudas típicas Brasília 07/01/2025 - 19:44 Roberta Lopes / Liliane Farias Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional Pequi Cerrado Preservação terça-feira, 7 Janeiro, 2025 - 19:44 1:13