A Quaest divulgou nesta segunda-feira (3), a pesquisa que mostra o atual cenária político para a disputa presidencial de 2026. Sem Bolsonaro, o atual presidente Lula (PT) está à frente do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do cantor Gusttavo Lima (Sem Partido) e do empresário Pablo Marçal (PRTB).
Em um primeiro turno, Lula teria 30%, Tarcísio 13%, Gusttavo Lima 12% e Marçal 11%.
No cenário mais apertado para o petista em um eventual segundo turno, Lula aparece com 41% das intenções de voto contra 35% do cantor Gusttavo Lima (sem partido). Uma diferença de 6 pontos percentuais. Contra Eduardo Bolsonaro (PL) ou Pablo Marçal (PRTB), o presidente aparece com 44% ante 34% de ambos os candidatos.
Foram ouvidas 4.500 pessoas presencialmente entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente