FFMS avança com reestruturação das categorias de base com o primeiro Fórum Estadual

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do futebol sul-mato-grossense ao realizar, nos próximos dias 21 e 22 de fevereiro, o primeiro Fórum Estadual de Futebol sobre Categorias de Base.

Federação ampliou competições de base, com as inéditas disputas do Sub-11 e Feminino Sub-17 em 2024 (Foto: Arquivo/Yasmin Soares)

Federação ampliou competições de base, com as inéditas disputas do Sub-11 e Feminino Sub-17 em 2024 (Foto: Arquivo/Yasmin Soares)

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do futebol sul-mato-grossense ao realizar, nos próximos dias 21 e 22 de fevereiro, o primeiro Fórum Estadual de Futebol sobre Categorias de Base. O evento, que será promovido no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), é mais um passo importante na projeção da criação da Academia FFMS, que tem como objetivo principal a formação e reciclagem de profissionais da área esportiva.

O presidente interino da FFMS, Estevão Petrallás, destacou a relevância do evento para a consolidação de uma base sólida no futebol regional. "Como o nome sugere, a base é o alicerce para a retomada do futebol. Desde o início de nossa gestão, temos trabalhado para não deixar o futebol parar, mantendo os olhos voltados para o futuro das categorias de base. Este evento é uma oportunidade de reciclagem e evolução, permitindo que os participantes compartilhem experiências e aprendam com especialistas. Queremos convidar todos os dirigentes que pensam em investir na base a se juntarem a nós nesse momento de troca de conhecimentos," afirmou.

A FFMS segue determinada a fortalecer as categorias de base e a promover a excelência no futebol estadual, criando alicerces sólidos para o futuro do esporte em Mato Grosso do Sul. Além disso, a Federação reafirma seu compromisso com o respeito e o sucesso para todas as categorias do nosso futebol, garantindo que cada segmento seja valorizado e tenha a oportunidade de evoluir.

Uma programação voltada ao aprendizado e à troca de experiências

O Fórum contará com uma programação diversificada, iniciando na sexta-feira (21) com a palestra de Admilson Oliveira da Silva, conhecido como "Tico", observador técnico do Athletico Paranaense. Ex-jogador com passagens por clubes como Athletico, São Paulo e equipes de Portugal, Tico irá abordar as estratégias de captação de jogadores e a importância da performance alinhada ao trabalho dos treinadores. Atualmente, ele integra o trabalho nas categorias de base do Furacão, trazendo ao evento uma visão prática e atualizada sobre os desafios e as oportunidades no cenário nacional.

No segundo dia (22), o Fórum promoverá uma mesa-redonda com a participação de dirigentes de clubes locais, que compartilharão suas experiências e "cases" de sucesso. Entre os confirmados estão Júlio César Ramos, do Náutico FC; Alex Albuquerque, do Instituto Ismaily; e Wagner Alves, do Corumbaense. Para o diretor de competições da FFMS, Marcos Tavares, o evento trará uma rica troca de ideias. "As categorias de base representam uma fonte tanto de formação de atletas quanto de recursos para os clubes. Apesar de termos avançado na qualidade técnica e no quantitativo de jogos, precisamos ampliar o acesso às grandes equipes do futebol brasileiro. Esse tipo de discussão é fundamental para aprendermos com quem já trabalha nessa área e, ao mesmo tempo, compartilharmos as experiências de nossos dirigentes", destacou.

O evento marca mais uma colaboração entre a FFMS e o IFMS, reforçando o vínculo entre as instituições. Estevão Petrallás ressaltou a importância da parceria e da infraestrutura oferecida pelo Instituto. "Não podemos deixar de agradecer pela graciosidade da cessão do espaço. Essa relação com o IFMS já é quase que contínua pela Academia da Federação, com outros cursos já realizados e novos em programação. Acreditamos que a retomada do futebol exige um olhar abrangente para todas as vertentes, especialmente para a categoria de base e o futebol feminino," afirmou.

Com 125 vagas disponíveis, o Fórum já tem quase metade preenchida. Além dos clubes filiados, há vagas destinadas a professores de escolinhas e escolas públicas. Havendo vagas remanescentes, estas serão abertas ao público geral, ampliando o alcance da iniciativa.