Morador de Nova Andradina é a segunda morte por dengue de 2025 em MS
Apesar de crescimento, o número de casos confirmados este ano é menor do que no mesmo período do ano passado
Mato Grosso do Sul confirmou a segunda morte por dengue em 2025. As duas vítimas foram registradas em fevereiro, sendo a primeira de Inocência e a segunda de Nova Andradina.
Conforme Painel de Monitoramento de Arboviroses, Mato Grosso do Sul tem 1.074 casos confirmados de dengue em 2025 e outros 3,1 mil prováveis. Apesar de em crescimento, o número de casos confirmados este ano é menor do que no mesmo período do ano passado.
Ainda não há detalhes sobre a vítima de Nova Andradina. Selvíria é o município com mais casos confirmados de dengue em 2025, sendo 169 positivos este ano. Seguido de Três Lagoas com 72 casos e Chapadão do Sul com 60 casos.
Mato Grosso do Sul chegou a 93 casos confirmados de dengue tipo 3 em 2025, são 23 casos a mais do que no boletim epidemiológico da semana passada. O tipo 3 é o mais grave da doença e preocupa autoridades, pois pode causar sintomas mais intensos e até sequelas.
O tipo 3 da dengue voltou a ser confirmado no Brasil após 15 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos casos se concentra em São Paulo e preocupa por uma boa parcela da população nunca ter tido contato com a doença.
Em Mato Grosso do Sul, os casos de dengue tipo 3 se concentram na região leste e oeste do Estado.
Dengue tipo 4
O estado de Mato Grosso do Sul pode ter registrado o primeiro caso de dengue tipo 4 do ano. É o que aponta o Boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta sexta-feira (21).
No caso do registro do tipo 4, o boletim aponta que o infectado é residente na região do "Baixo Pantanal", e que o "caso de DENV 4 (dengue tipo 4) está em investigação, trata-se de resposta vacinal". A fonte é o Gerenciador de Ambiente Laboratorial, com dados atualizados na quinta-feira (20).
Segundo o Ministério da Saúde, a dengue tipo 4 (DENV-4) tem sintomas semelhantes aos outros sorotipos, incluindo febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.
Pode causar dengue grave, especialmente em pessoas que já tiveram infecção por outro sorotipo. Assim, a reinfecção pode ser perigosa, ou seja, quem já teve dengue por um sorotipo diferente pode ter maior risco de desenvolver formas mais graves da doença ao contrair o DENV-4.
A dengue tipo 4 não é mais ou menos letal que os outros sorotipos, mas sua circulação pode aumentar os casos graves porque mais pessoas podem ser infectadas por um novo tipo do vírus.