Idosos-atletas de 22 municípios entram em ação nos Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul 2022, a partir desta segunda-feira (26). A primeira parada da competição é em Dourados, com a etapa das modalidades bocha e voleibol adaptado. As disputas seguem até sexta-feira (30).
No total, são 363 participantes (215 mulheres e 148 homens), representando as cidades de Água Clara, Anastácio, Angélica, Bataguassu, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Eldorado, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Ivinhema, Jardim, Jateí, Juti, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante e Três Lagoas.
As partidas de bocha ocorrem nas canchas dos CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Querência do Sul. Já o voleibol adaptado tem jogos no Ceeja (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo e no Ginásio Municipal de Esportes “Ulysses Guimarães”.
Para quem quiser acompanhar, a entrada é gratuita em todos os locais. Confira o cronograma e a tabela completa de jogos: Programação – Jogos da Melhor Idade de MS (bocha e vôlei adaptado).
Além dos confrontos na cancha e nas quadras, os idosos-atletas também vão desfilar na noite de terça-feira (27), no Clube Indaiá. Trata-se do Concurso Miss e Mister Melhor Idade, que tradicionalmente integram a programação do Jogos.
O objetivo da atividade é eleger dois participantes, um do gênero feminino e um masculino, que reúnam beleza física e desenvoltura, valorizando o charme, e a elegância dos candidatos, elegendo dentre todos os inscritos, como forma de promoção do envelhecimento saudável e ativo.
A comissão julgadora, composta por três membros, vai analisar os seguintes quesitos durante as apresentações: espontaneidade e carisma; simpatia e beleza física; charme e desinibição; presença cênica; postura e elegância ao desfilar. Os três primeiros colocados receberão medalhas e somente os vencedores receberão a faixa de Miss e Mister Melhor Idade de Mato Grosso do Sul.
Os Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul são realizados pela Fundesporte, com apoio da Prefeitura Municipal de Dourados, por intermédio de sua Fundação de Esportes (Funed).