Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram por 21 votos favoráveis e 2 contrários nesta quarta-feira (10) o Projeto de Lei 110/2023, do Poder Executivo, que estabelece 5% de reajuste para os servidores estaduais. Aprovada em segunda discussão, a proposta será encaminhada para sanção do governador Eduardo Riedel (PSDB).
O projeto foi aprovado na semana passada (3) em primeira discussão, com plenário lotado de professores. A categoria solicitava a retirada da matéria da pauta da Ordem do Dia, suscitando debate entre os parlamentares. Os professores não constam no projeto, já que a data base da categoria é outubro.
Na sessão desta quarta-feira votaram contra apenas os deputados estaduais João Henrique Catan (PL) e Rafael Tavares (PRTB).
Ainda em abril, o governador lembrou que os servidores já tiveram reajuste zero, mas defendeu a medida como reflexo da economia à época. "Já tivemos reajuste de zero, mas como situação adversa da economia recente, sem reposição".
De acordo com o presidente da Casa, deputado estadual Gerson Claro (PP), todos os poderes discutiram em conjunto para aplicar o mesmo índice aos servidores.