PMNAS

Após uma década, projeto para construção de Central de Hortifrúti deve sair do papel

A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) anunciou cronograma para a contratação de empresa de engenharia que ficará responsável pela elaboração dos projetos executivos para a implantação da Central de Abastecimento (Ceasa) de Dourados.

Por Midia NAS em 09/02/2024 às 12:39:28

A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) anunciou cronograma para a contratação de empresa de engenharia que ficará responsável pela elaboração dos projetos executivos para a implantação da Central de Abastecimento (Ceasa) de Dourados. O cronograma para a construção foi informado após solicitação do deputado Zé Teixeira (PSDB).

Conforme ofício encaminhado pelo secretário Jaime Verruck ao deputado, o processo começa ainda neste mês com a licitação para escolha da empresa. A previsão é que em julho o processo seja concluído com a contratação para a realização dos projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidro-sanitário. A empresa deve entregar os projetos em setembro deste ano.

No requerimento de informações encaminhado ao Governo do Estado no ano passado, Zé Teixeira questionava os estudos técnicos preliminares realizados para projetar a central. “A implantação da Ceasa no município é uma antiga reivindicação dos pequenos e médios produtores da região da Grande Dourados, que esperam por um espaço adequado para o armazenamento e comercialização de seus produtos”, explica Zé Teixeira.

A implantação da Central de Abastecimento ganhou impulso em setembro de 2022 com a desapropriação de uma área de mais de quatro hectares próxima ao trevo de acesso à BR-163 e o Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. Atualmente, apenas Campo Grande dispõe de uma central de abastecimento que recebe e comercializa produtos de outros municípios e estados brasileiros.

Demora

A construção de uma Ceasa em Dourados foi proposta pelo governador Reinaldo Azambuja ainda em 2014. A ideia inicial era construir um prédio para abrigar a Central. Porém, em 2022, o projeto evoluiu para a desapropriação de um imóvel localizado no entroncamento da BR-163 com a Avenida Marcelino Pires, na entrada de Dourados.

A área tem 48.127,795 metros quadrados e já existe um barracão com 8 mil metros quadrados, além de uma portaria com dependências administrativas. A Central deve atender não apenas Dourados, mas todas as cidades vizinhas, servindo de entreposto para comercialização dos hortifrútis produzidos na região.

Deputado Zé Teixeira é articulador na construção da Ceasa

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2