Mato Grosso é o estado que lidera o número de queimadas no país desde o início de 2024. Apesar das chuvas, os focos de incêndio registrados já são quase o dobro do mesmo período do ano passado.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que em Mato Grosso, de janeiro até esta semana, foram contabilizados 1.068 focos de incêndio.
Outros três estados com maior número de queimadas neste ano são: Roraima (994), Pará (757) e Maranhão (515). Ao todo, o Brasil acumula uma quantidade de focos 64% maior que no mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Inpe.
Cáceres, cidade do Mato Grosso na fronteira com a Bolívia, por exemplo, é o 4º município do país com maior quantidade de focos neste ano. Foram 125 casos registrados.
Mas essa situação de queimadas contrasta com as fortes chuvas recentes que provocaram alagamentos em diversos bairros da cidade, no último dia 10. A prefeitura decretou Situação de Emergência por causa dos estragos que afetam diretamente cerca de 7 mil famílias.
Segundo relatório técnico da Defesa Civil de Cáceres, o volume acumulado de chuva ultrapassou os 200 milímetros. O documento também aponta impacto nas redes de comunicação, fornecimento de energia e danos materiais em ao menos 100 residências.
De acordo com a prefeitura, as ações se concentram hoje na arrecadação e distribuição de alimentos, colchões, água potável e produtos de higiene.
O Governo de Mato Grosso disponibilizou a estrutura de uma Escola Técnica para o município transformar o espaço em um centro de recebimento de doações e abrigo.