Pesquisa aponta derrota de Lula em possível 2º turno com candidatos da oposição

Em levantamento divulgado nesta terça-feira (18) pelo instituto Paraná Pesquisas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia o segundo turno contra candidatos da oposição.

Foto: Enfoque MS

Foto: Enfoque MS

Em levantamento divulgado nesta terça-feira (18) pelo instituto Paraná Pesquisas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia o segundo turno contra candidatos da oposição. Segundo as simulações, tanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparecem numericamente à frente na disputa. Michelle é considerada uma das alternativas da direita para substituir o marido, que permanece inelegível.

Em uma possível reedição do segundo turno de 2022, Bolsonaro tem 45,1% das intenções de voto contra 40,2% de Lula, uma diferença de quase cinco pontos percentuais. Mesmo considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, Bolsonaro venceria Lula.

Em comparação com uma pesquisa realizada há um mês, Bolsonaro perdeu 0,6 ponto percentual, enquanto Lula teve uma queda de dois pontos percentuais. No entanto, o ex-presidente segue inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em um possível confronto entre Michelle Bolsonaro e Lula, a ex-primeira-dama aparece com 42,9% dos votos, enquanto o atual presidente tem 40,5%. Apesar da vantagem numérica de Michelle, a disputa é considerada tecnicamente empatada devido à margem de erro.

O levantamento do Paraná Pesquisas entrevistou aproximadamente 2.010 pessoas entre os dias 13 e 16 de fevereiro, abrangendo os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.