Como forma de garantir um atendimento digno a pacientes da saúde pública no Estado, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) solicitou ao Ministério da Saúde e ao Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, a atualização e reajuste da tabela de benefícios do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado.
O programa custeia inúmeras despesas, como os custos de transporte aéreo ou terrestre e ajuda de alimentação e pernoite, de pacientes, e acompanhantes quando necessário, que precisam se deslocar a outros estados para tratamento, pelo SUS, desde que residentes e domiciliados no Mato Grosso do Sul.
"A tabela hoje está desatualizada, mal cobre os custos que os pacientes têm. A pessoa já está passando por um problema de saúde, muitas vezes grave, precisa se deslocar do Estado dela para atendimento em outras regiões e ainda não tem uma condição digna de tratamento. Em muitos casos, precisam pedir dinheiro emprestado ou fazer ações como rifas e venda de bens próprios para custeio das despesas. Nós vamos cobrar uma resposta do Ministério da Saúde e do governo estadual", afirmou a parlamentar.
Para Lia Nogueira, os valores devem ser corrigidos e ela acredita que o governador Eduardo Riedel (PSDB) não vai deixar de atender a solicitação apresentada durante a sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, atendendo a indicação do vereador Everton Cristiano Carvalho (União), de Rio Brilhante, representando também a região da Grande Dourados.